O que são Indicações Geográficas?
Autor: Susana Maria Kakuta
SEBRAE
Fonte: www.sebrae.com.br
Conceito surgiu naturalmente quando produtores e consumidores perceberam que poderiam explorar as qualidades exclusivas de produtos regionais
A ideia de Indicações Geográficas foi sendo desenvolvida lentamente quando produtores, comerciantes e consumidores comprovaram que alguns produtos de determinadas regiões tinham qualidades particulares e exclusivas que podiam ser atribuídas justamente àquele lugar.
A partir dali, passaram a chamá-los pelo nome da região de procedência. Isso começou com os vinhos, sobre os quais o efeito dos fatores naturais, como o clima, era mais evidente.
Quando escolhe produtos com origem reconhecida e garantia controlada, é normal que o consumidor se disponha a pagar um valor maior do que o preço médio praticado pelo mercado. Isso se deve à confiança no produto, adquirida ao longo do tempo por causa das características do produto.
A maior procura por esse tipo de produto mais caro facilitou o surgimento de falsificações.: artigos batizados com o nome geográfico sem a devida procedência. Com o tempo, foram surgindo normas específicas para regular a fabricação desses produtos e para controlar o movimento de mercadorias. O objetivo era oferecer maior garantia de origem, surgindo, então, o conceito das Indicações Geográficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário