quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quando Ética e Política não se acertam...

Os pais viajaram em férias e deixaram suas quatro filhas adolescentes sozinhas em casa. No início, tudo corria bem. Apesar de algumas diferenças entre elas a casa se manteve em relativas calma e ordem. Porém, numa noite de sábado, em que haveria um grande baile onde estariam as pessoas mais ricas e os melhores partidos, as coisas se complicaram. Uma grande discussão se iniciou entre duas das irmãs:
- Eu vou sair sozinha, você não vai comigo!!! Disse Política.
- Vou sim! Você sabe que nossos pais determinaram que nós devemos andar o tempo todo juntas, onde uma for, a outra tem de estar! Por que você quer sair sozinha? Está tentando esconder alguma coisa? Está fazendo alguma coisa errada? Você está estranha! - Respondeu Ética.
- “Eu não agüento mais você grudada em mim Ética”, disse Política, “eu não posso fazer nada, não posso conversar com ninguém sobre assuntos meus, assuntos particulares, que não interessam a ninguém mais. Você fica me cuidando o tempo todo, que saco! As pessoas de quem eu gosto nem sempre gostam de você, te acham metida, a certinha, a que nunca faz nada errado! Além disso você vive dizendo que eu me preocupo muito em me arrumar!!!”
-“Todos os seus assuntos interessam a todas nós, sempre foi assim na nossa família!” disse Ética, “e eu sou certinha mesmo, quem não gosta de mim não merece você, só quer te usar, será que você não enxerga isso?!!”
-“Calma meninas!”, Interveio Pragmática, a terceira irmã, que ouvia a discussão tranqüilamente, com a racionalidade e praticidade de sempre. –“Esse problema tem de ter uma solução que contente a todas!!”
- Não adianta, insistiu Ética, sem mim ela não vai!
- Vou sim! Provocou Política. “Aliás, pra seu comando, há muito tempo eu venho saindo sem você! Quando você dorme, eu saio pela porta dos fundos, no escuro, pulo o muro e, disfarçada, faço tudo o que quero, por debaixo dos panos, sem ter que dar satisfações a ninguém!!”
- “Eu já sabia!!” Disse Ética, “nossa prima, que anda sempre contigo, me contou!”
- “Traidora!!!”, irritou-se Política, “eu devia imaginar que a Retórica ia dar com a língua nos dentes!”
- “Meninas, vamos resolver isso agora, não devemos esperar mais!! Voltem aqui!!” Disse Pragmática, tentando por fim ao assunto, sem sucesso, pois Política e Ética já saiam pela porta rumo ao baile, batendo boca, Política tentando escapar e Ética correndo para ficar grudada nela!
Sem ter o que fazer diante da situação, Pragmática, calmamente, começa a chamar pela quarta irmã, a que ficou encarregada pelos pais de dar a última palavra se houvesse conflitos, e que estava, como sempre, no andar de cima, em meio aos livros:
-“Jurídica! Jurídica! Desce aqui que a Ética e a Política brigaram e vai sobrar pra ti!!!”
-“Grande novidade!”, pensou Jurídica, já conformada. “Quando é que essas duas vão amadurecer e parar de me dar trabalho?!”.

Autoria: Antonio Augusto Biermann Pinto ( Prof. Guto)em 29/09/20010

Nenhum comentário:

Postar um comentário