quinta-feira, 21 de julho de 2011

Atores substituem testemunhas que não podem comparecer

Um cliente do advogado Marc Brumer, da Flórida, fraturou o calcanhar ao cair de uma passagem para pedestres. Mas na época do julgamento contra a construtora que fez a passagem, a única testemunha tinha mudado para outro Estado.

Brumer encontrou uma solução: contratou um ator profissional para ler o depoimento da testemunha ausente para a Corte. As informações são da Agência Reuters.

Ao ler o depoimento, palavra por palavra, e reproduzir o sotaque hispânico da testemunha, o ator descreveu a má iluminação e a ausência de placas de sinalização para pedestres da passagem.
"Ficamos todos pasmos", diz Brumer. "Era como se a testemunha estivesse lá". Pouco depois, a construtora encerrou o processo com um acordo extrajudicial.

Especialista em ações envolvendo acidentes pessoais, Brumer pertence a um pequeno grupo de advogados na Flórida que contratam atores para ler os depoimentos de testemunhas ausentes. Ele também comanda a pequena empresa Actors at Law, que arregimenta atores para advogados.

"Sou totalmente favorável ao emprego de instrumentos que ajudem o júri a entender as evidências", diz ele. "Quando o julgamento envolve um caso difícil, precisamos de todos os instrumentos possíveis para ganhar".

Pelo Código de Processo Civil norte-americano, os advogados são autorizados a ler em voz alta depoimentos para os júris quando suas testemunhas não podem ir ao julgamento. O depoimento da testemunha pode também ser gravado em vídeo.

Desde que seja esclarecido à corte que a pessoa que está lendo a fala não é a verdadeira testemunha, qualquer pessoa pode ler os depoimentos.

Fonte: www.espacovital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário